Sempre ouvi um discurso que repetia-se sempre entre os artistas em geral! "Eu só preciso de uma oportunidade", "O problema é que eu nunca tive uma oportunidade", "Poxa o cara é tão bom, só que nunca teve uma oportunidade", e esse discurso se repete milhões e milhões de vezes. Pessoalmente não nego nem tiro o método da chamada "pitada de sorte", que realmente existe, não se pode negar, mas isso existe em qualquer carreira de sucesso, a "sorte" ela sempre aparece em alguma etapa dessa caminhada, porém hoje com as ferramentas que temos colocar a culpa na falta de "oportunidade" é no mínimo comodismo.
![]() |
Fazendo sua Oportunidade |
Com um bom planejamento e força de vontade hoje cria-se a oportunidade. Quando se fala de "oportunidade", temos que ter em mente que ela não significa encontrarmos alguém que invista um grande capital em nossa carreira, já vi muitos projetos de bandas começarem e não saírem do lugar, isso com grandes investimentos de capital como suporte, simplesmente não houve retorno do público. A verdadeira "oportunidade" é criarmos a possibilidade de sermos vistos. Nos aliarmos as várias ferramentas que hoje temos para mostrarmos o nosso trabalho e termos "feedbacks" da nossa arte. Precisamos organizar as ideias e planejarmos o calendário dos trabalhos.
![]() |
Planejando e focando sua carreira |
Primeira etapa é desenvolver um bom material visual. O visual é um grande passo para o caminho da divulgação do seu trabalho. Um bom livro exige uma boa capa, a primeira impressão é sempre visual, portanto é essencial que seu material visual seja legal e atraia. Segunda etapa precisamos de um CD, ou pelo menos um single (no caso de ser uma banda, ou um cantor ou cantora), que é o seu cartão de visitas. tem que ter algo a mostrar. Hoje tirando o repertório, que já foi falado em um post anterior, se o artista decide gravar um CD inteiro, tente fazer uma gravação ao vivo em estúdio, com a banda inteira tocando junta mas com as pistas separadas para facilitar na hora da mixagem. Isso vai baratear bastante esse primeiro trabalho sem perder qualidade, além de que forçar que a banda esteja bem ensaiada e "redonda". A terceira etapa é identificar aonde esta o seu público. Hoje, a internet nos deu todas as ferramentas que se pensarmos em 10 ou 15 anos atrás não teríamos nada parecido! Temos uma vitrine online de conteúdo. Os públicos de todas as vertentes organizam-se nas redes sociais através de comunidades e fóruns sobre os mais diversos assuntos. Temos uma super videoteca online com Youtube, aonde podemos fazer um trabalho de audiovisual que hoje em dia é essencial. Temos um Myspace que apesar de ser uma rede social em queda, é ainda onde temos todas as ferramentas necessárias para criarmos uma espécie de "site" para o nosso grupo, e que por ser uma rede social nos ligará naturalmente a outras bandas e pessoas que curtem estilos como o nosso, com isso aumentando nossa possibilidade de nos mostrar e de interagir diretamente com essas pessoas. Temos o Facebook, Orkut, Twitter que usados com direcionamento correto são de grande valia para a divulgação e interação com as pessoas sobre o nosso trabalho. É importante que todo esse planejamento esteja interligado nessas redes sociais. Reunir seu discurso e sempre pensar em trabalhar tendo a comunicação como uma estrada de duas vias, porque o principal fator de sucesso de um artista nas redes sociais é a interação. É a melhor forma de aproveitar e interagir desde o momento quando você ainda esta começando a divulgar seu trabalho até o dia em que o sucesso chegar.
![]() |
A Importância das Redes Sociais! |
É com isso que você começa a criar sua oportunidade. Essas ferramentas vão te ajudar a divulgar o seu trabalho com foco no seu público alvo. Faça uma pesquisa, encontre as principais comunidades, perfis, sites e blogs que sejam direcionados ao público da sua música. Planeje uma campanha teaser para causar curiosidade. Insira suas redes sociais nessas comunidades e comece a divulgar o lançamento do seu trabalho. Comece a criar expectativa nas pessoas sobre o que você vai fazer e vai lançar, mas sempre pense com foco, ele é muito importante principalmente no começo ja que você não terá uma grande equipe nem condições de atingir todo o público de uma só vez. Quanto maior o público que você quer atingir mais trabalho e investimento de tempo e dinheiro que você vai ter de desprender. Crie sua oportunidade, observe e seja pró-ativo. O milagre nem sempre cai do céu, mas o verdadeiro milagre é a força e a inteligência que o céu nos dar para mudarmos nossa história! Valeu e sempre saibam que o mais importante desse blog são vocês que dão sua opinião e me ajudam a continuar esse trabalho! Abraços a todos!!
![]() |
Interação: O segredo do sucesso!! |
1 comentários:
Muito bacana!! este post serviu pra mim...rs Parabéns pelo blog!!
Postar um comentário